28 de mai de 2011

Piso com pintura em técnica de stencil



Stencil é a técnica que utiliza máscaras para fazer pinturas. Podem ser aplicadas em muitas superfícies e a dica da pintura no piso é uma das mais interessantes.
Para aplicarmos essa técnica sobre o piso primeiro precisamos escolher o desenho. Nesse projeto o desenho será repetido e transformado num padrão sequencial. Para isso o desenho escolhido foi ampliado até chegar no tamanho desejado.
Copie o desenho para uma folha de acetato transparente
Posicione sobre o desenho já no tamanho desejado, uma folha fina de acetato transparente. Com uma caneta de projetor, trace as linhas do padrão que vai ser pintado no piso.
Use uma faca estilete e recorte os desenhos
Com uma faca estilete e um suporte firme para apoiar o acetato, recorte as partes do desenho que ficarão vazadas pra passar a tinta. Esse molde vazado é que chamamos de stencil.
Passe cola permanente no verso
Definido o lado que ficará para cima, passe cola permanente no verso. A cola permanente vem em pequenos potes. Você aplica com uma espátula e retira o excesso. Depois aguarde secar um pouco para obter o ponto de aderência da cola. Essa cola faz com que o acetato se torne adesivo, sem deixar que resquícios dela fiquem sobre o piso
Cuidadosamente pinte sobre os recortes
Cuidadosamente pinte sobre os recortes usando um pequeno rolinho levemente umidecido de tinta. Depois, se for o caso do seu desenho, gire o stencil, encaixe no desenho anterior e repita o processo sucessivamente até completar o espaço do seu piso.


Depois é só aguardar a secagem.
Essa técnica, da forma como está explicada nesse passo-a-passo, pode ser aplicada em tetos, paredes, móveis, tecido e por aí afora. Um modo muito interessante de transformar um ambiente.
Outra dica: o stencil pode ser aplicado em qualquer tipo de superfície. Se o seu piso for cimentício, por exemplo, vai aceitar muito bem essa técnica. Basta usar a tinta apropriada.