18 de nov de 2012

Flor de feltro





Materiais que você vai precisar

- Tesoura
- Cola de silicone
- Feltro em 2 cores, uma parte para a flor e outro para compor a parte de trás
- Cartolina
- Pistola e bastões de cola quente (a cola usada no tutorial foi outra, mas aqui no Brasil temos que nos virar com a cola quente mesmo)
- Agulha e linha

Passo a passo

Abaixo você vê a quantidade de feltro que você vai precisar: 1 folha. Note a forma de organizar o feltro para começar a cortar e fazer as pétalas. Mas antes, corte um círculo de aproximadamente 8,2 cm do feltro vermelho. Em seguida, corte três tiras de 3,8 cm, duas tiras de 3,2 cm e uma tira de 2,5 cm de feltro.

Na outra cor (de preferência uma contrastante), corte um círculo de 5 cm de diâmetro e um quadrado de 3,2 cm. Corte uma pequena curvinha dentro do retângulo, igual você vê na imagem acima. Para finalizar, pegue a cartolina e corte um círculo de 5 cm também.


Agora corte quadrados de suas tiras de feltro para compor as pétalas da flor. Corte em 3,8 cm, 3,20 cm e 2,5 cm, respectivamente. Se você precisa de mais pétalas, pode usar o pouco da sobra para cortar mais quadrados.
Para formar as pétalas você deve cortar cada quadrado em uma forma arredondada, igual uma pétala. Acompanhe nas fotos, ela tem uma base larga e uma extremidade pontiaguda. Depois de cortadinhas, você irá colocar pontos de cola nos cantos inferiores e dobrar ao longo de cada lado, de modo que estes lados se encontrem no meio, do mesmo jeito que está nas imagens.

A cola poderá demorar algum tempo para pegar bem. Então você terá que colocar um peso sobre a parte onde está o pinguinho de cola. Deixe as pétalas pressionadas até que estejam completamente secas e coladinhas.

Enquanto as pétalas estão ficando prontas, você pode preparar a parte que fica atrás da flor. Pegue o círculo de cartolina para fazer o centro da cor da flor com o círculo de feltro de 8,2 cm. Com este circulo de cartolina e envolva o feltro sobre ele, de forma a pegar as bordas e dobrá-las para vestir o círculo de cartolina. Cole também com cola quente e deixe algo em cima pressionando para ficar bem firme.
Agora pegue o círculo com a outra cor escolhida e o quadradinho com a cavidade. Posicione o quadrado na parte inferior do círculo e costure em torno de três lados para fazer um pequeno bolsinha com a abertura do lado. Se você for fazer um broche, deixe espaço suficiente no topo do círculo para prender o pino. Você pode colocar um pouquinho de cola antes de costurar a mão no lugar no topo do círculo. Neste tutorial foi usada uma linha que contrastasse com a cor do feltro.


Quando as pétalas estiverem bem definidas, você já poderá colá-las na estrutura que você montou para a parte de trás. Cole as pétalas de 3,8 cm em torno da borda da base. Certifique-se que as pétalas fiquem bem juntinhas. Sobrepondo as anteriores, você irá colar outra uma fileira de pétalas, mas agora utilize as pétalas de 3,2 cm, indo em direção ao centro da sua flor. Faça o mesmo com as pétalas menores, de 2,5 cm, deixando cerca de um círculo de 2 cm no meio.


Para finalizar o centro, corte um círculo de 2,5 cm da cor da flor que você está confeccionando e fixe ao meio. Você pode usar aquela tesoura de picotar para fazer este circulo central, fica mais bonitinho ainda. Corte uma tira fina de feltro e faça uma espiral bem apertadinha. Para fazer a tirinha você também pode usar a tesoura de picotar. Cole no centro com cola quente.

Agora é só decidir como vai usar este mimo super fofo. Poderá ser uma lembrancinha, um broche ou o que sua criatividade decidir. Escolha uma cor bem viva e faça com carinho!